quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A guerra pra sair de casa!

Ultimamente, a Bia já compreendeu que se alguém der tchau e abrir a porta = essa pessoa já vai passear e não vai me levar!!!!
E isso é um Deus nos acuda...

É um chororô tããão sem fim...
E um aperto no peito tããão sem fim, pra mim...
Que prefiro as táticas do distrair e sair correndo (enquanto é assim pequenininha é facim de enganar...) ou então do "Vamos até lá embaixo na portaria" (essa também é boa, mas dependendo do caso tem que ser seguida do distrair e sair correndo!).

A verdade é que além de tudo a Bia descobriu definitivamente o poder de uma pirraça!!!! Desde uns 9 meses que ela, quando é contrariada, joga o corpo pra trás e abre o berreiro. A mãe que vos escreve, como boa pirracenta que já foi nessa vida, firma a voz e fala: Pára agora! E faz cara de braveza!!!!!

Funcionava... 
Ultimamente esta pirracinha bacana tem rendido alguns momentos de choro... Fato é que a mãe deixa e não fica muito bajulando não... Mas, na hora das despedidas, o choro é tão estridente que é preferível seguir uma das táticas supracitadas, afinal, não é todo dia que o coração da mãe é só braveza não...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Delícia, delícia, assim você me mata!!!

Pensa que um bebê de 1 ano não conhece Michel Teló?????
Ledo engano....

Um belo dia, passa a propaganda do DVD do dito cujo e a filha de quem escreve este post começa a remexer toda felizinha, sentada no chão da sala, a bendita melodia:
"Delícia, delícia, assim você me mata!"

A mãe, petrificada, num misto de choque, vontade de rir e de apertar as bochechas da coisinha dançante, pára e a vê dar um sorrisão e falar:
"Ai, ai"!

Fazer o quê? Resta cantar e dançar Michel Teló só pra ver a minha Bia se divertir!!!!

... E nem adianta vir me ensinar a repassar música boa pra ela!!!! A Bia ama de paixão Palavra Cantada, Galinha Pintadinha, Hi 5 e tudo mais que o bom universo infantil prevê!!!! 
Mas... resolveu gostar do moço... fazer o quê??? Pai da Bia que morre de desgosto!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Meu convite do Chá de Fraldas II

Lembram que eu falei aqui que eu não tinha o meu convite do chá da Bia?
Pois bem... a super tia Lo remexeu seus guardados e mandou a foto pro Mãe de Bia!!!

A fralda era bem larguinha, de modo que o convite (de cartolina), cabia dentro dela!
Fofíssimo, não ficou?

Candidíase em bebês????

Tudo começou com um vermelhão bem forte na vulva da Bia. Cismei que era porque o Pai havia resolvido que limpar a Bia com lenços umedecidos era mais prático.
Resolvi então esconder todos os pacotes de lenços da minha casa e comprar a tão falada Desintin.

2 dias depois, fomos à pediatra e o diagnóstico foi: CANDIDÍASE!

Quase morri........................
Como assim? A minha pequenina que nunca fez nada que possa contrair uma doença desta?
Mas foi...

A tão falada Candida albicans instalou feliz na região de fraldas da minha petit. E eu que achava que em bebês isso acontecia só na cavidade oral, o tão temido sapinho...

Na Bia, o que aconteceu foi exatamente assim: Um vermelhão, que não melhorou com boas pomadas para tratamento de assaduras e que, se reparássemos bem, víamos pequenas bolinhas, principalmente ao redor da mancha vermelha. Por ser acometimento exclusivo de pele, não há secreção vaginal. A coceira foi muuuuuuuito pouca, na verdade quase nenhuma.
Tratamos com Miconazol por 21 dias e agora, sempre passamos óleo mineral após a troca de fralda. A Candida não gosta de viver em meio oleoso. Tomar sol e ficar períodos de bumbum livre também é bem recomendado.

Na semana passada, a Bia teve algumas bolinhas de novo. Como ando a procura de nova pediatra, como eu disse aqui , reiniciei o Miconazol por minha conta e risco. E... terminou tudo bem!!!!

Foi só mais um aperto do coração que a gente aprende... E passa a ensinar!!!!!


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pra pensar!

Quase todos os dias tenho que responder as seguintes perguntas:

"A Bia não anda ainda?"
"Você não está preocupada?"
"Não acha que pode ser um atraso"

NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu não acho nada disso!!!
E quer saber mais? Eu penso quase como a Lucy da Turma do Charlie Brown!


Beijos e boa semana a todos!!!!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Protetores de berço

Este assunto tem gerado uma discussão no mínimo estranha, nas rodinhas de mães em construção do enxoval:
Ter ou não ter protetores de berço???

Desde que o Fantástico exibiu a reportagem sobre risocos oferecidos pela proteção do berço, muitas mães têm abolido este ítem da lista de desejos!

 
Mas afinal... O que se pensar sobre isso?

É um ítem lindo, que enfeita o berço e compõe o quarto e que, queiram ou não, protege sim o bebê de cabeçadas e outras aventuras que podem machucá-lo.
Mas............................... serve de degrau, para alcançar o fim da grade lá em cima, se as tiras para amarrar forem compridas, podem sufocar sim, o bebê pode enfiar a cabeça embaixo dos rolos e asfixiar...

Mas, peraí................. Isto não tá meio trágico demais, não???????
Sinceramente, pra mim, isso e mais uma vez um sensacionalismo que a Globo faz, quando falta algum assunto pra encher a grade jornalística!

Concordo em gênero, número e grau que tudo aí em cima pode acontecer, simplesmente porque acidentes e fatalidades realmente acontecem!!!! Nada que uma dose de bom senso não resolva!

Inicialmente, um protetor não é nada mais que um enfeite! O bebê não vira na cama, sendo assim não vai bater a cabeça em nada!
Depois dos 4-5 meses é que a reviravolta começa de verdade!!!! E... não tem almofadinha que proteja não! Ela vai voar longe!!!!!!
No meu caso, é indispensável. A Bia dá reviravoltas! E quando dormimos fora, sem protetor, acorda a noite toda porque bateu a cabeça ou o pé, ou a mão. Já fizemos o teste, e mesmo que ela desse altura pra usá-lo como degrau, abaixaríamos mais o berço, mas não dispensaríamos a proteção.

Então, o que eu recomendo?
A grade do berço deve medir 70 cm de altura, a partir do colchão. Programe-se em cima disso! Use protetores mais finos. Veja se o seu vai servir de degrau.
Amarre muito firme as tiras, de modo que o bebê não consiga desamarrá-las e brincar. Não faça tiras longas.
Não encha o berço de ursos, bonecas e cobertores. Isto sim é rígido. Se o bebê subir, não vai afundar e vai virar degrau de verdade!
Se o seu bebê já estiver escalando o berço, não seria a hora de usar uma mini cama?

E pra quem, como eu, não aposenta os protetores, aí vai 3 inspirações lindas e diferentes!!!!
Passarinhos pra menina...

... e pro menino!

E o alfabeto com bolas!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A sinusite confusa...

Há 1 mês a Bia iniciou com uma tosse chata... Pouco produtiva, acompanhada por um nariz que escorria sem parar uma secreção clarinha. Apetite lindo, como sempre, e uma alegria constante... Como a tosse chata não parava, iniciei um xarope fitoterápico (a pediatra dela segue essa linha e até gosto!) após 3 dias (e fim de semana) e mantive observação. Nada de febre...

5 dias se passaram e nada de melhorar! Tentei contato com a pediatra de todas as formas que puderem imaginar... NADA!!!! 
Comecei a contactar pessoas e pediatras amigas! A tia Sil, aconselhou um anti alérgico e orientou que devia melhorar em 3 dias!Iniciei e mesmo assim, pedi a tia Quel que a olhasse pra mim. Tudo lindo! Pulmão limpo, ouvido ok... Nada de febre e secreção amarela... Orientou que aguardasse até 10 dias.

10 dias se passaram... SEM CONTATO NOVAMENTE COM A PEDIATRA! Chega!!!! Bora pra urgência! Lá chegando, a pediatra avaliou e iniciou uma Amoxicilina, pois havia tosse e muita secreção na garganta, isso era sinal de sinusite. Ok, concordei plenamente!!! Como tínhamos consulta de rotina na próxima semana iniciei e não esquentei a cabeça.

Gentem... qual não é a minha surpresa ao chegar na pediatra e explicar a minha saga? Começou a chamar a minha atenção, como se eu fosse uma irresponsável! Que eu estava permitindo a resistência antimicrobiana... que eu devia ter contactado... Que isso era alergia!
PERAÍ MINHA FILHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Respirei...
Mentalizei...
Busquei a boa educação herdada no berço em que nasci...
1,2,3...1,2,3
Eu tentei... mandei mensagem, liguei... até mostrei meu celular!

Pausa pra quem não sabe onde coloca a linda carinha.... E... me deu Allegra, Unckam e mandou suspender o antibiótico. Não concordei muito, mas... Infelizmente neste dia a Bia tinha começado febre...  Saí do consultório com a orientação que a qualquer piora comunicasse e rezasse para que isto não ocorresse, pois era sinal de resistência (preguiça mooooooooooooooooooonstra!!!!)...
Claaaaaaaaaaaaaaaaaaaro que a Bia ardeu em febre durante toda a noite!!!!
Mandei uma mensagem cedo, e a pedi que reavaliasse a Bia, pois iria pra Itabira e não queria esperar o Carnaval (isto foi na quinta.).

NOVA SURPRESA!!!! Me retornou falando que tinha um fato novo!!!!! Viagem de Carnaval!!!! Então que eu a levasse na UNIMED Contorno, explicasse a história do antibiótico sem necessidade e pedisse um hemograma e um PCR. 
PAREI DE BRINCAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não falei nada. Respondi com um pode deixar. Peguei meu telefone, liguei para uma amiga do coração, a Lu, médica em Itabira e expliquei tudo. Perguntei se ela bancava comigo. Com um positivo dela e a concordância que a pediatra estava querendo desviar o foco da falta de contato quando precisamos, fui pra Itabira! Não ia furar a Bia à toa neeeeeeeeeeeeeeem!!!! 
Também pedi que a minha irmã marcasse uma consulta com o super alergista dela. Sucesso!!! Quinta feira depois do Carnaval! 
Respirei aliviada!!!!!

Em Itabira, não foi fácil! Tivemos mais 2 dias de febre, a secreção amarelou e... mais nada! 
Até que no domingo, um exantema dominou tronco, costas e face da Bia. Na segunda, as pernas e braços. Sem nova febre... Lu chegou a conclusão de Exantema Súbito e assinei embaixo! 
Como tinha um alergista marcado e a febre tinha cedido, optamos por aguardar a consulta para definir vias aéreas superiores.

No alergista foi tuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!
Atencioso, seguro e compreensivo. Reexpliquei toda a saga e sabe qual a conclusão ele chegou para as vias aéreas superiores???? SINUSITE!!!!!!

Agora, me conta uma coisa! Pra quê abortar um tratamento que já passou da metade? Pra quê sair pedindo que furasse um bebê de 1 ano, se você tem sinais clássicos de uma doença a sua frente?
Tudo isso porque você não deu retorno de uma tentaiva de contacto?
É... mas mexeu com a pessoa errada... Talvez um leigo saísse fazendo tudo que foi solicitado, mas eu? Sou muito mais um raciocínio lógico e um atendimento acessível!
Sempre amei esta pediatra, combinávamos super bem e a indicava para várias pessoas! Mas... fala sério! Pisou na bola feio!!!!
O mundo está vazio de pediatras sim, mas nem por isso a gente tem que sair aceitando tudo que alguém fala!


Alguém tem um aí pra me indicar?
Aceito sugestões!!!!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Itabira na Mangueira

Se tem uma coisa que marcou profundamente o Carnaval da minha infância foi o Samba Enredo da Mangueira de 1987 - No Reino das Palavras, Carlos Drummond de Andrade.

Este samba é até hoje considerado um dos melhores de todos os tempos, e sinceramente, acho isso o máximo!!!

Não sei se era porque a mina mãe amava muuuuuuuuuuuuuuuuuito todo samba enredo (tipo, comprava vinil e tudo mais...), que este foi absurdamente empolgante pra todos nós!!!!

Então, pra matar a saudade de quem lembra e abrir as portas pro carnaval...

"I T A B I R A, em seus versos ele tanto exaltou, com amor!!!!"


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Enxoval

Esse é um ponto básico da cabeça de toda gestante - e de muita ansiedade, claro! O Enxoval do bebê!
É delicioso montar!
É bom demais ganhar aquele tantão de coisa!
É tentador demais ver todas as vitrines que ficam cutucando a cabeça da gente!!!

Mas o o que é realmente necessário?
O que não vai ficar simplesmentes assim... guardado?

Pois bem! Assim como meu enxoval de casamento e o meu guarda roupa de gestante, o enxoval da Bia foi minimalista! Por vários motivos:

1) Tenho um apartamento adequado para a minha família! Não tenho espaço de sobra! Sendo assim, não tenho muito espaço para estoque!
2) Sou uma pessoa com conta bancária normal! E, pra quem já vive esta realidade, tudo de bebê é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito caro! Logo, gastar muito pra não usar é no mínimo, na minha opinião, rasgar dinheiro!!!!
3) As vitrines são extremamente tentadoras, enlouquecedoras! Mas, se você parar pra pensar, muitas delas são altamente superfluas! Dá pra viver e crescer sem grande parte destas coisas! Claro que tem coisa boba que na verdade é muito útil, como eu disse aqui. Vale a pena pesquisar antes!

Mas o que realmente eu tive e comprei?

Sobre roupinhas: Bia é cotoco, sempre foi! Nasceu, miúda, cresceu miúda e assim usou muito todas as suas roupas! Tamanho RN encaixava como uma luva e fomos assim até o terceiro mês!!!! Desta forma, compramos alguns bodys com calça nestes lojões de bebês (tipo Anna Baby e Baby) tamanho RN - acho que uns 6 conjuntos - uns 3 macacões e ganhamos mais uns 4 conjuntinhos. Vivemos super bem!!!!  Roupa de bebê seca rapidão!!!!!! E a Bia é do mês de Dezembro, chuva até!!!!! Achei mega tranquilo!
Dentre estas roupinhas, a grande maioria era bem simples, sem muito triqui triqui! Tinha uma ou outra mais emperequetada, pra dias de passear.

Sobre mantas: Contadinhas - 1 de fustão (bordada de rococó, liiiiiiiiiiiiiiiinda!), 1 de lã, 2 de linha, 1 de soft e 1 de malha. As mais usadas, sem dúvida, as de linha e a de malha. Mantém boas temperaturas, não esquentam demais e protegem de ventinhos frescos. Usamos muito a de fustão, principalmente em dias de chuva. A de lã, só no inverno mesmo... Compramos um lençolzinho de malha, cortado como manta, que também usamos muito... Até hoje! - Edredons: Tenho 3: 1 do jogo de berço e 2 avulsos. É muito!!!!
Manta de linha

Sobre roupas de cama: Temos 4 jogos e troco semanalmente. Temos 4 fronhas extras. Um número excelente e nunca passamos aperto!

Sobre toalhas: Todas ganhadas!!!! 5 no total! Temos 4 toalhas fraldas e mais 2 fraldonas intermediárias. Bem tranquilo também.

Sobre babinhas: Vixi!!!! Pode usar e abusar!!!!! Ganhamos muuuuuuuuuuuuuuuuuitas! Compramos umas bem mais ou menos na feira - que quebram o galho em casa, e fizemos uma coisa bem legal! Compramos uma caixa fraldas Cremer. Cortamos uma em 4 e, minha tia Naná suuuuuper prendada embanhou e passou o bico com tecido estampadinho!!!! Temos uma de cada cor!!!!! Super combina com tudo!!!!
Babinhas by Tia Naná

Sobre vestidos: A partir do primeiro mês usamos demais! Ganhamos muito! Compramos alguns! Dá pra variar até!!!! E dura....................

Sobre sapatos: Não temos demais! Temos cores coringas, de marcas boas. Começamos com 1 Tip Toey Joey Ouro Velho. E tinha uma sandalinha prata, uma vermelha. Quando o sapato apertou, compramos outro, da mesma marca, estilo boneca, um número maior, preto de verniz! Usamos meses a fio!!!!! Duvida? Compramos em junho, e foi o sapato do niver da Bia!!!!!! Agora, tá aposentado! Hoje temos: 1 sandália branca, 2 Babo Uabu bailarina (preto e vermelho com glitter), 1 Babo Uabu pantufa estampado, 2 havaianas, 1 tênis. Ótimo! Invista em coringas!!!!!!!

Sobre meias: Não tivemos muitas e continuamos não tendo. A maior parte das calças eram de pé. E ainda por cima, secam muito rápido! Acho que umas 5 são suficientes!

Sobre calcinhas: Temos 3. Rosa, lilás e branca. Acho imprescindível pra tampar a fralda!

Sobre pijamas: A Bia dorme de pijama desde 1 mês de idade. Amoooooooooooooooooo!!!! Temos 4!!!

Sobre bolsas: Uma mala, uma de passeio grande e uma mochilinha pequena.

Acho que é só... O mais importante tá aqui! Se eu lembrar de mais alguma coisa, volto e atualizo o post! Se lembrarem por mim, podem perguntar!

Minha dica é essa! Adapte à sua realidade e lembre-se: Não exagere!!!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Edema pós parto

Como toda boa gravidinha algumas coisas mudaram em meu corpo:
  • Meu nariz virou uma chapoca, claro!
  • Meu pé um pão de batata caprichado!
  • Minha mão aposentou minha aliança no sétimo mês...
Enfim... o edema foi presença marcante na minha gravidez!

A partir do sétimo mês, comecei a edemaciar consideravelmente, mas sem hipertensão. Isso me fez optar pela realização do ensaio fotográfico  mais precocemente. Não queria ficar irreconhecível nas fotos!!!!

Com o calor do fim de ano, o edema foi só aumentando e desta forma parei de trabalhar bem antes, porque não tinha mesmo condições...

... mas, leitores do meu coração, eu achava que já tinha chegado ao limite do inchaço! Qual não foi a minha surpresa após a saída da Bia de dentro da minha barriga?????
Gentem, quê que é aquilo daquele edema pós parto????
Sério, eu não quis nem ficar tirando muita foto... Nem!!!!!!!!!!!!!!!!
Claro, fiquei hipertensa (pré eclâmpsia, de leve),e isso me fez afundar o dedo nas pernas, de tanto edema! Mas nunca vi até hoje, uma parturiente que não incha!
É UMA TRANSFORMAÇÃO!!!!

Por favor meninas, ao irem pra maternidade, levem pijamas simpáticos, maquiagem e o que mais puder ajudar a dar uma disfarçada básica na situação!!! De verdade... além do cansaço destruir a gente, a cara não fica nada boa!
Pra mim, este é um motivo a mais que só me faz visitar um recém nascido no hospital se realmente eu for muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito íntima!
ESTE É UM MOMENTO MUUUUUUUUUUUUUUUITO ÍNTIMO!!!

Em casa, dias mais tarde, eu ainda estava bem inchada, mas regredindo, tomando meu antihipertensivo básico, reduzindo drasticamente o sal, e rezando pra tudo passar logo!
... E passou... com 1 mês meu edema acabava e eu estava "só"com uma gordurinha localizada, pra perder!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Organizando o banheiro

A dica de organização do mês vai para os banheiros!
Não sei vocês, mas de vez em quando eu tenho que dar uma geral no armário do banheiro, e quando assusto.... melhor nem falar!!!!
Vamos lá, então?

1) Produtos de uso diário: Ou na pia, ou nas primeiras gavetas. Devem estar sempre a mão e nunca no armário! Caso contrário... bagunça na certa!



2) Deixe coisas utéis por perto: Papel higiênico, toalhas de rosto, sabonetes, pasta de dentes. Coisas que se faltar, vão te fazer passar muita raiva!

3) Prateleiras: Um lugar bacana de instalar prateleiras é sobre a porta! Dá pra colocar toalhas ou caixas com o que você quiser dentro.

4) Potinhos: Você pode montar kits e deixar tudo a mão em potinhos, seja na pia ou no armário. Vale caixinhas também!





5) E, por último: Destralhar!!!! Maquiagem vencida, amostra grátis antiga, shampoo velho. Não sei vocês, mas eu acumulo isso até!!!!

Bora dar um jeito no banheiro????
Fonte: http://vidaorganizada.com/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Volta ao trabalho!

Falei, em vários posts, que meu propósito inicial era amamentar a Bia até o primeiro ano de vida.
Pois bem... como que uma mãe que trabalha 8 horas diárias, mora em uma cidade de trânsito tenebroso, pode alcançar seu objetivo, minha gente????

Logo, com o retorno ao trabalho no quinto mês de vida da Bia, fomos OBRIGADAS a comer frutinhas. Mas... eis que entra em ação a minha poderosa bomba tira leite!!!! Como eu explico neste post, esta bomba é tudo que uma mãe que quer extrai seu leite com sucesso precisa na vida!

E assim, eu ordenhava diariamente no meu horário de almoço! Quando eu escrevi este post, eu estava iniciando a vida de ordenhadeira (vulgo Mimosa!!!!!), rsrsrs...
Mas vou resumir aqui como, na verdade, a coisa desenrolou até terminar em um brinquedinho de fazer fomfom!

Tenho 1 hora de almoço. Pra otimizar o meu tempo, comia em rápidos 20 minutos (praticamente engolia...) e subia correndo para iniciar a minha saga. O melhor lugar que tinha era um quarto de descanso, dentro do CTI. Lavava bem as mãos, passava álcool, e bora fazer sem sofrer ou com medo de contaminação!
Comecei sim, tirando bem pouco... 80 ml. Mas em uma semana, o espírito Mimosa baixou em mim e.............. tirava 180 ml!!!!!! E viva a Bomba!!!!
Nesta época, a Bia mamava 120 ml. Eu dividia a quantidade e colocava na geladeira.

Inicialmente, eu guardava em potinhos de coleta laboratorial. Mas depois descobri os saquinhos da Lansinoh que são práticos, higiênicos e graduados em ml.
Pra vir pra casa, eu levava um porta mamadeiras de isopor. Chegando, colocava os pacotinhos no congelador.
Desta forma, sustentei a amamentação por mais 2 meses e meio. Não mais exclusiva, claro! Mas derrubei a dúvida de todos ao meu redor, que não acreditavam que fosse capaz de amamentar após a volta ao trabalho.

Foi muuuuuuuuuuuuuuuito menos do que eu queria, mas fui capaz! E me senti realizada por isso!
Recomendo a todas que ordenhem! O início é desanimador, mas vale a pena!
Prolongar a amamentação é gratificante!!!!

Ah... e como esta história acaba? Eu já falei acima! No brinquedinho de fazer fomfom...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Novas máscaras

No ano passado, eu falei aqui , sobre máscaras de carnaval para crianças! Acho que é uma idéia super bacana, fácil de fazer, e pode ser uma mão na roda pra uma festinha de última hora.

Borboletando pela blogosfera, achei estas... GENIAIS!!!!!
Vejam com os próprios olhos!!!

Imagens: http://cargocollective.com/feelgoodfactory
 
Podem ser usadas até por um papai ou uma mamãe que queira brincar!
Bacana até!!!!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Meu convite do chá de fraldas!

Podem acreditar!!!
Meus convites ficaram liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindos!!! E cadê que euzinha aqui ficou com um de recordação?
Lerdeza, minha gente....
Tá certo que possuir um blog não passava pela minha cabeça. Mas nenhunzinho pra guardar, pro álbum! Afffffffffffffffff...........................

Meu convite para o Chá da Bia foi tipo amor a primeira vista... sabe como?
Sassaricando por aí, pelos sites maternos (sites mesmo e não blogs!), vi este, se não me engano, no site da Crescer e... morri de amores!!!!


E comecei o bater de pernas em busca dos alfinetes!
Amigas do meu Brasil, isso não existe mais!!!!!!!!!!!!!!!!!
E, eu, com meu barrigão rodei... A Galeria do Ouvidor... O Mercado Central... as casas de aviamentos do Centro... E nada... Até em farmácias eu fui! E o mais hilário, era a cara de espanto e deboche que TODAS as balconistas olhavam pra mim: ALFINETES DE FRALDA?????? Isso não é fabricado mais!!!!

Pois bem, fui vencida pela falta de alfinetes no mercado...
Mas o convite permanecia a me martelar a idéia....
Então, eis que a veia criativa brotou em mim e no lugar do alfinete resolvi colocar um lacinho...
E assim fiz:
Cortei o feltro branco como um triângulo grande (acho que 10X10cm), uni as pontas e as costurei com um lacinho (daqueles de sutiã) rosa pink ou vermelho. O convite eu fiz de cartolina, da mesma cor do laço!

Ficou liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo!!!!
Se alguém tiver, me manda a foto?

Ensaio Fotográfico

É preciso fotografar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito a gravidez!

Tá certo que tem o edema...
E tem o narizinho simpático...
E as roupas são um tanto quanto pouco favoráveis...
Mas e daí?

Esqueça isso tudo e se esbalde nas fotos! Principalmente porque: Mesmo que você tenha outro filho, uma gravidez nunca é igual a outra. Você pode engordar mais, ficar mais inchada... Independente de tudo, cada gravidez é única! E sendo assim, momentos passam e não voltam mais!
E tem mais: Depois, dá uma saudade enooooooooooooooooooooorme daquela barrigona tudo de bom! Saudade das mexidas, de alisá-la eternamente, de se achar... desfilando por aí!

E tudo isso, fica facinho de rever, seja por vídeos, fotos caseiras ou ensaio fotográfico!
O bacana do ensaio é a competência do fotógrafo e a produção (vamos e convenhamos... precisei disfarçar nariz de chapoca com uma maquiagem PERFECT!!!!!)!



E aí? Animou????

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Passinho pra frente

Por aqui, estamos começando a criar coragem de andar...
Na verdade, há mais ou menos uma semana, a Bia já vem firmando a postura e soltando a mãozinha.
Neste fim de semana ela até deu 3 passinhos, meio manquitola, até o meu pai - na verdade a maior caminhada até o momento!

Tudo é ensaio e confiança, né?
Começou (como todos os bebês começam, eu sei!), com a troca de passos. Seja apoiada ao sofá, ou na cadeira. Passo a passo a confiança foi crescendo... até ser capaz de dar pequenas viradinhas e soltar a mão por frações de segundos...
Agora o soltar das mãos chega a durar longos instantes. Até mesmo sendo capaz de fazer pequenas gracinhas! Dar umas dançadinhas e bater palminhas pra mostrar a todos ao redor a nova proeza!!!

Passos em pequenas distâncias! Esta é a novidade do momento! Quando não está muito cansada (fim do dia não é o melhor horário), se colocarmos um apoio no meio da sala e nos posicionarmos de forma que ela dê uns 3 passinhos sem segurar, a Bia vai feliz até... e no fim ganhamos uma abraço (AA) e viva a Bia - acompanhado de uma salva de palmas de uma mão gordinha!!!!!

Será que até o final do mês terei um bebê andante em casa????

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Parto do meu blog



Nunca tinha arquitetado a vontade de ter um blog...
Até que um dia, como eu já disse aqui , conheci um blog (que nada tinha a ver com maternidade) e comecei a me inspirar!
Marido falou que era bobagem e tratou de logo jogar um balde água fria...
Mas a idéia ficou martelando na minha cabeça!
Aí a Bia nasceu!
E a idéia foi tomando forma em mim. Precisava exteriorizar esta nova emoção de alguma forma! Nem sempre as pessoas querem e podem te ouvir da maneira que você deseja! Nem todo mundo quer compartilhar experiências ou trocar idéias construtivas. E aqui eu poderia de alguma forma falar... falar... desabafar... rir... chorar... gritar!!!! Sabe aquela coisa meio que locutor de rádio? Que você vai falando e falando... Não sabe bem a quem ou quando atingir... mas vai falando? Pois então, mais ou menos assim....

Mais ou menos porque este blog na verdade tem um objetivo maior que estes que eu falei. O que eu mais queria era mesmo um diário eletrônico! Não tenho, nem nunca tive, a menor pretensão de ter milhares de seguidores, nem trocentos acessos diários, nem fazer sorteios e mais sorteios para popularizar o meu blog! Claro que tocar pessoas, saber que tem um montão de gente que gosta de ler o que escrevo, que identifica com minhas palavras é lindo, gratificante mesmo (Valeu aí, galera!!!!!)!!!! Mas meu objetivo principal nunca foi esse! Isso tudo é consequência!
O que eu sempre quis é que um dia, se interessar à minha Petit, ela possa clicar e em minutos ser transportada ao maravilhoso mundo que descobri, vivi e me apaixonei dia após dia! Aqui, o que mais quero é tentar mostrar a emoção que é ver o meu bebê balbuciar pequenos monossílabos, assentar sozinha pela primeira vez ou encontrar um grãozinho de arroz em sua gengiva! 
Lindo é ela um dia descobrir que dormia ao som de Ursinho Pimpão, adorava a Galinha Pintadinha e brincou de fazer Fomfom com a mama da mamãe.
E isso ela vai descobrir da forma que quiser... cada dia uma página ou um post! E, claro, se O Papai do Céu permitir, sem nos privar de deliciosas gargalhadas conjuntas, durante a sessão Remember!
Muita gente me pergunta se eu tenho medo... Se não é muita exposição...
Amo escrever aqui!
Amo saber que o meu dia a dia, fará parte do dia a dia do futuro da Bia!
E amo também as consequencias de ter um blog: conhecer novas pessoas, trocar figurinhas e aprender a cada dia, a cada nova postagem!
AMO MUITO TUDO ISSO!!!!!

O Post de hoje é uma iniciativa do Mamatraca - um site de vídeos sobre maternidade e afins que é simplesmente tuuuuuuuuuuuuuudo de bom! Mais uma Blogagem Coletiva!!!! Adooooooooooooooooooooro!!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sobre Fraldas II

Nesta postagem , eu dei a minha primeira opinião sobre fraldas descartáveis. Após 1 ano de uso incessante, retorno aqui para atualizar este post com novas impressões e manter outras!

Mudei a minha humilde opinião sobre as fraldas Turma da Mônica Tripla Proteção. Bem... não é que mudei... As usei incansávelmente durante todo o primeiro ano da Bia. De longe as mais usadas. Mas, foi só a Bia fazer 1 ano e... os vazamentos me surpreenderam!!!!! Foi muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!!! E também, a região de pega da virilha (no elástico da perna), passou a deixá-la vermelhinha demais! Aposentei de vez!

A queridinha pra mim continua sendo a Pampers Total Confort. Linda, levinha, cores bem pastéis (não aparece através da roupa) e com um precinho campeão!!!! Sou fã!

 Estampa da Total Confort

Testei a Pampers Noturna Diurna, que tem como slogan: "A Melhor Fralda Pampers!". Sinceramente... não bate a Total Confort! Em leveza é mais ou menos a mesma coisa. Porém... é muito colorida (a estampa é da Vila Sésamo) e aparece muito sob as roupas! E o precinho... Bem salgadinho, viu? Não troco não!!!!!
 


Outra que testei foi a Fralda de Piscina da Huggies. Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! Com 2 tipos de estampa: Puff e Nemo. Não incha nadica e cabe perfeitamente bem sob a calcinha de biquíni. Só uma coisa: a numeração dela é diferente: M é de 11 a 15kg!!!! Quase comprei a G, pensando que era a numeração convencional!

 

Então é isso!! Qualquer nova opinião, eu volto pra expressar!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A translucência

Pra ser bem realista com vocês, não consegui relaxar em quase nenhum ultrassom!
Tinha medo (muito mesmo) do que poderia aparecer naquela televisãozinha confusa...
Como eu contei aqui , tive um aborto em 2008 e, consequentemente, joguei na defensiva durante a gravidez da Bia.
Descobri a gravidez em 04 de maio e só anunciei aos quatro ventos em 30 de Junho, no dia do meu ultrassom da Translucência Nucal.
Afinal, o que é esta famosa sigla: TN?

A translucência é a medida aparente do líquido na região cervical do bebê. Quanto maior o valor da Translucência, maior a quantidade de líquido acumulada e maior o risco de alterações cromossômicas que determinam Síndromes como a de Down.

Este exame deve ser realizado da décima primeira a décima terceira semana gestacional, em geral por via abdominal. Porém há alguns médicos que o realizam por via endovaginal. É também neste ultrassom que se verifica a presença dos ossos nasais, que não são visualizados em fetos com trissomia do 21 - Síndrome de Down.
Mas atenção: este exame não é diagnóstico! Caso ocorra alguma alteração de valores, a gestante deve ser encaminhada para realização de exame vilocorial ou amniocentese.

No meu caso, graças a Deus foi tudo lindo! Ver o perfil do bebê, a coluna vertebral, o desenho dos pés e das mãos pela primeira vez é muito emocionante!
Meu exame foi realizado pelo Paulo Massahoud, na Clínica Sonar, aqui em BH. A Lúcia já tinha me falado que se eu o fizesse com 13 semanas completas, saberia o sexo do bebê.
Sinceramente, dizem que mãe já sabe o sexo! Eu, a cada semana, tinha certeza que era um!!!!
Brincava que estava na minha semana Lucas... Ou na semana Beatriz!

Quando ele falou: Bem... vocês querem saber o sexo? Tem palpite?
Pai de Bia falou: Lucas! Achava que se ele estava conseguindo ver, é porque era homem!
E o Paulo falou: Aqui está a Beatriz!!!!!

E a partir de então comecei a anunciar ao universo a Boa Nova!!!!
Gente! Tô grávida! É uma menina que chamará Beatriz!!!!!!!

Nem preciso dizer que todo mundo quase morria de susto! Serviço completo? Anúncio de gravidez, sexo e nome do bebê numa mesma ligação????

... E foi assim que tudo, oficialmente, aconteceu! Surpreendentemente e apaixonadamente!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A mãe da Isa

Hoje, o Participação Especial conta com uma amiga de loooooooooooooooooonga data e, talvez, uma das mais presentes seguidoras do Mãe de Bia: a Cris!
Essa amiga linda, ainda dos tempos de Dom Silvério, veio enriquecer o Mãe de Bia com mais um assunto em que meu domínio é quase que inexistente - afinal de contas, o Participação surgiu com este fim! - Berçário Infantil!

Então, com vocês, a Mãe da Isa, minha mais nova colunista (tô me achando!!!!):
Mamãe no trabalho, bebê no berçário
Que honra participar do Mãe de Bia!!! Fiquei super feliz, pois adoro no blog da Lu! Então, vamos lá!!! 
Isadora, a Isa, nasceu no dia 27 de agosto de 2011. A partir daí, a vida ficou repleta de emoções e alegrias... Ver um bebezinho descobrindo o “mundo de fora”, como diz o meu marido, é tudo de bom!
Tive licença de quatro meses, mais um mês de férias. Parece um teeeempãããão, né? Que nada, passa voando! Logo já é preciso pensar no fantasma que apavora a maioria (senão todas) as mamães: quando voltar a trabalhar, quem vai cuidar do meu bebê?
Decisão difícil... Quando Isa completou dois meses, comecei a avaliar as opções. Conversei com outras mamães (inclusive a mãe da Bia) e ponderei bastante junto com o pai da Isa. Pesando prós e contras, optamos pelo berçário. Pensamos principalmente na convivência com outras crianças (o único priminho que Isa tem em BH já está com 8 anos de idade) e na tranquilidade de não ter o imprevisto da falta da babá. 
Para selecionar o melhor local, fiz uma lista com todos os que ficam no meu trajeto entre casa e trabalho. Afinal, não dá para desviar quando se tem tempo contado e no trânsito difícil dos dias de hoje. Visitei todos, analisei cuidadosamente, conversei com os responsáveis. São muitos detalhes, mamães, atenção:  
•    visitem a cozinha,
•    verifiquem se há berços individuais para os bebês,
•    avaliem o banheiro,
•    observem a organização da escola como um todo (principalmente do espaço dos bebês, claro),
•    vejam se as berçaristas estão uniformizadas,
•    conheçam o projeto pedagógico,
•    saibam o preço, claro (há uma diferença gritante!). 
Além disso, “ouçam” o coração... Estejam certas de que ele, aliado à intuição, indica o melhor caminho às mamães desorientadas e muito preocupadas com seus pequenos. 
Gostei da escola mais perto de casa (e da vovó também, para as emergências) e, após a visita do pai da Isa (eles também devem avaliar!), decidimos por ela.  A partir daí, arrumei todos os itens da listinha (materiais para higiene pessoal, lençol, toalha, travesseiro etc.) e comecei a congelar o leite materno, aguardando a chegada do “grande dia”.  
Em 23 de janeiro, 7h30 da matina, lá fomos pai, Isa e eu, começar a adaptação... Que aperto no peito! E olha que seriam só algumas horas, para que ela não sentisse taaaanto a mudança... E a minha menininha foi um show de bebê!!!!! Um início de chorinho logo foi inibido pela curiosidade da danadinha, atraída pelas cores e brinquedos da sala de recreação. Ficou tranquila e, quando voltei para pegá-la, às 11h, estava ótima!! Havia comido bem toda a frutinha enviada e tomado toda a mamadeira de leite materno.Isa repetiu o mesmo comportamento nos outros dias, comendo bem, brincando, dormindo soninhos gostosos. Aumentamos as horas passadas na escola a cada dia e, na sexta, ela ficou horário integral.
Saldo da semana e da experiência: bebê super integrada à equipe e à escola, tranquila ao chegar em casa. Não me iludo, certamente vão acontecer dias de choro e de birra, assim como vai aparecer uma dificuldade ou outra. Isso faz parte da rotina mãe/bebê/berçário. 
Mas o mais importante vou levar comigo em 1º/2: posso voltar a trabalhar com o coração mais  sereno, certa de que a pequetita está bem cuidada, se divertindo com a turminha, feliz da vida!
Cristina Mota
 Cris e Isa em dezembro de 2011