Sempre tive muita vontade de conhecer o Palácio da Liberdade! Amo essa região de BH!!!
Reservamos o domingo passado e munidos das dicas da Miriam, do blog
Na Pracinha, fomos para lá!!!
Imagem: Google
Sede histórica do governo de Minas Gerais e antiga residência oficial dos governadores, o Palácio da Liberdade compõe o
Circuito Cultural Praça da Liberdade. A visita guiada é gratuita, com duração de aproximadamente 45 minutos e não é necessário agendamento prévio. Acontece aos sábados e domingos, das 10:00hs às 15:00hs e se divide em visita interna (guiada) e visita externa - jardins (livre).
A entrada é feita pela lateral do Palácio, onde é formada uma fila, com espera de aproximadamente 15 minutos (chegamos às 11:00hs). Todos os visitantes são cadastrados e recebem um crachá que deve ser usado durante a permanência no interior do Palácio.
A partir daí, todos são conduzidos à sala de guarda de pertences. Há armários individuais onde guardamos tudo. Só é permitida a entrada com celular, no silencioso, e câmeras fotográficas - fotos apenas sem uso de flash!.
Algumas orientações ainda são dadas além do flash: Tentar pisar apenas sobre o tapete vermelho, que cobre todo o trajeto da visita, não tocar nas peças e paredes.
A visita é iniciada aos pés da MAGNÍFICA ESCADA, proveniente da Europa e que foi completamente montada no Brasil! O mármore é o original, data de 1897. Linda, linda!!! E, claro, a Bia teve certeza que era a Cinderela ao subir os degraus!!!
Nesse momento, o guia conta um pouco da história de BH, da transferência da capital de Vila Rica pra cá, da construção do Palácio e da visita dos Reis da Bélgica.
Subindo as escadas, vamos para os aposentos. Gente... O piso!!!! Todo em parquet, o piso estava danificado devido ao tempo de uso! E sabe o que foi um dos grandes causadores do dano??? O salto das damas!!! Na última grande reforma realizada no palácio, em 2004, houve a possibilidade de recuperação porque ao ser retirado, verificou-se com o piso era espelhado!!!!
Por esse motivo, hoje é proibido entrar de salto alto no Palácio! Até as misses, quando foram convidadas pra jantar com o Anastasia, foram de plataforma!!!
Imagem: Google
A decoração interna é um capítulo a parte!!
Fiquei enlouquecida com os lustres!!! Acho que fotografei todos!!!
As paredes são outra obra de arte! Muitas tem desenhos de monstros, para afastar o "maligno"que poderia rondar o palácio e o governador.
Pausa para uma confissão: Essa parede atrai muuuuuuuuuuuuuuitos olhares dos adultos, imagina os dedos das crianças!!!! Mas não pode, gente! Portanto, se levar crianças, atenção!!!! Quando menos esperamos, as mãozinhas estão lá, cutucando uma flor, um chifre, um olho...
Por falar no maligno...
A sala do piano é lendária! Lá é contada a história da antiga proprietária do terreno. Tudo à meia luz com toques isolados de notas ao piano. Só que... a Bia estava sentada no chão, exatamente em frente à poltrona onde Olegário Maciel estava quando ouviu um barulho estranho... Quando o guia apontou para a poltrona, tocou uma nota e todo mundo virou pra poltrona... Ela saiu correndo pro pai, com pânico do fantasma!!! kkkkk
Outro detalhe lindo!!! Os tetos!!! Muitos deles em papel machê!
Outros detalhes do teto, pinturas!
E... olha bem quem estava pintada no teto da Sala do Banquete!!!! O guia pediu para a Bia encontrar uma princesa no teto! E ela ficou toda feliz quando achou!!!
Branca de Neve!!!!! Representando o trabalho, com uma vassoura na mão!!!!!!!!!!!!! Ah... Adoro a Branca de Neve!!!! kkkk
E ainda tem o quarto!!!! Tão singelo, digno de uma rainha antiga!!
A visita termina novamente no andar inferior, visitando o hall dos governadores!
Acho o Tancredo tão bonitinho!!!
Então fomos para o Jardim!!!
Igualmente liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo!
Várias árvores, muitas plantadas pelos governadores (tradição do Governo), lago com Cisnes Negros, gruta com imagem de Nossa Senhora Aparecida, árvores frutíferas, orquidário...
Amamos o passeio, recomendamos muito!!!! Só fiquem atentos às mãozinhas dos pequeninos!!!!