Demos a largada para uma das transições mais difíceis, na minha opinião...
Além de ser a passagem definitiva do bebezinho lindo para a criança, tem todo aquele lado da paciência gigantesca, psicologia infinita e mais amor do que nunca para acalentar, explicar e tornar essa transição o menos traumática possível!
Começamos com uma reunião na Escolinha (que a cada dia amo mais do que nunca!!!!) que explicou tudo nos mínimos detalhes e se tornou uma parceira ainda maior em nossa vida!!!!
A psicóloga da escola explicou que a partir dos 2 anos é a melhor fase para a retirada da fralda, pois com 1 ano e 8 meses a criança entra na "Fase Anal", quando a capacidade de controle dos esfíncteres tem mais sucesso! Juro pra vocês que a leiga aqui nunca tinha escutado falar dessa fase...
Ela apontou também outros critérios importantes que sinalizam a capacidade da criança para o desfralde, como: comunicar que fez xixi/cocô ou permanecer por 10 minutos assentada (pode ser assistindo TV).
Explicou que a partir do momento que a fralda é retirada, não deve ser mais recolocada, salvo para os períodos de sono.
O combinado inicial era que fosse retirada no final de semana para início da adaptação, mas como iríamos para Itabira, combinamos que seria retirada hoje, pela manhã.
E tudo foi muito conversado com a Bia!!!!
"Bia, você vai ficar sem fraldinha!!!! Vai fazer xixi e cocô no vasinho de ursinho igual a Cinderela!!! Porque a Cinderela é uma princesa e não usa fralda... E a Bia também não vai usar!!!! Vai pedir pra fazer xixi quando ficar com vontade, tá bom?"
E... adivinha quantas vezes ela pediu? NENHUMA!!!!!!!!!!!!! Ê!!!!!!!!!!!!!
Todas as vezes na roupa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ok,ok... É o primeiro dia! Vou contando pra vocês como vamos evoluir!!!
Torçam por nós!!!!