terça-feira, 27 de agosto de 2013

Desmistificando as comidinhas!

Gente,

como muita gente sabe, tenho uma filha que adoooooooooooooooooooora comer!
Come de tudo e com muito prazer!
Muita gente me pergunta o que fiz, como a ensinei!
Juro que não sei! Mas tenho alguns palpites que podem ser úteis em algumas coisas e vou contar pra vocês!

A Bia mamou no peito até 7 meses e só inseri os novos alimentos 1 semana antes!!! Doidinha??? rsrs... 
Fiz um curso que me ajudou muito a esclarecer dúvidas! Foi no Leite Meu, loja de propriedade da Enfermeira Imaculada, que ministra cursos para gestante e mães, presta atendimento domiciliar e vende artigos de bebês. Adorei e super recomendo!

Aqui em casa os horários são bem rigorosos e tentamos sempre não alterar quando estamos fora de casa! Assim ela sabe que a hora de comer está próxima!

Nossa cadeira de refeição facilita muito a integração da Bia em nossa mesa de alimentação. Assim, todas as nossas refeições são em família!

Nunca bati nenhuma papinha em liquidificador! O que mais foi processado por aqui foi o creme de manga que batia (em alguns pulsos) no Mixer. O resto? Sempre amassado!!

Aos 8 meses, o almoço e o jantar da Bia passaram daquele aspecto amorfo para o colorido!!! Nessa idade inserimos as saladas! Isso!!!! Beterraba em pedacinhos, Brócolis esmiuçado!!! Tudo sempre separado da papinha! Assim ela acostumava com as cores no prato!

Com 1 aninho ela começou a comer de garfo! Iniciamos brincando de fincar a banana, a carne... E assim ela tomou gosto e nunca aceitou colher! Tornou-se independente!!!

Com a entrada dos doces na vida, elegemos o Dia da Porcaria!!! Sexta, sábado e domingo ela pode se esbaldar de bala, chocolate e pirulito! Durante a semana... Não mesmo!



Bem... Acho que é isso!
Alguém com filho bom de prato em casa com mais dicas bacanas?

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Uma Festa Circo bem moderna!

Tinha tempos que eu não falava de festinhas lindas por aqui...

Mas outro dia fui à uma festa tão linda, tão linda... Que não podia deixar de mostrar pra vocês!!!

Sabe aquele tema mais que desejado por todas as mães para comemorar o primeiro ano de seus pequenos? Pois é... estamos falando do CIRCO!
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita gente fala que traz sorte, alegria e além de tudo é colorido e toda a criança adora!

Só que nos últimos tempos muita gente tem desanimado de fazer festa de Circo por achar que já está meio batido, sempre a mesma coisa...

Eu juro que não agradava muito! AGRADAVA...

Até ver a Festa linda do Daniel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Também produzida pela linda da Dani Rolla e sua tia Terezinha (as mesmas que fizeram a festa da Bia), a festa foi surpreendente, moderna e cheia de detalhes, sem perder o encanto do circo!

E aí estão as fotos pra vocês babarem e inspirarem!

Quadro de boas vindas!

Detalhe da toalha e do centro de mesa.

Escada maravilhosa que enfeitou a área de presentes!

Teve até coelho na cartola!
E esse é o lindo do aniversariante com seu papai (babão...)!

Pra colorir...

Detalhes...

Uaaaaaaaaaaaaaaau!
Isso é uma mesa de bolo!!!

Um palhaço pendurado na parede...

...outro...

... e mais outro!

Docinhos...

...e mais docinhos!

Bolo liiiiiiiiiiiiiiiiiiindo!!!

Galinha pintadinha ao vivo (da melhor qualidade) 
e muitas bolhas de sabão!

Até o garçom virou baleiro!

E a garçonete mais linda do mundo entrou no clima!

Foi ou não foi uma FESTA CIRCO moderníssima?




terça-feira, 20 de agosto de 2013

Looks das mamães na saída de maternidade

Esse post é pra inspirar as gravidinhas que estão a pensar sobre qual roupa usarão no tão esperado momento da saída da maternidade!

Afinal de contas, se o bebê tem o look especial, porque a mamãe não terá????

Achei de tudo nos looks das famosas... Uns maravilhosos!!!!!!!! Uns meio esquisitos... Outros bem simples! Pra todos os gostos!!!

Vamos lá?

Angélica - clássica e muito elegante!

Daniele Suzuki - look descontraído e lindo!

Fernanda Tavares - tão simples que o maridão roubou a cena...

Fernanda Lima - muito alternativa pro meu gosto!

Giovanna Antonelli - simples e elegante

Grazi Massafera - linda e simples! Sempre acho que ela arrasa!

Ivete Sangalo - Melhor nem comentar...

Juliana Paes - De verdade? Achei que o vestido teve pano demais...

Vera Viel - Sei lá... Acho que tinha cor demais... Mas achei razoável...

Kate Middleton - Impecavelmente simples... 
nem importou em exibir a barriguinha saliente!
Amei demais, minha gente!

E aí?
Qual look você gostou mais?

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reflexos do Recém nascido

Uma das partes mais interessantes da primeira consulta do bebê com o pediatra é o teste dos Reflexos.

É esperado que os bebês tenham boas respostas a estes Reflexos e com o crescimento e consequente maturação neurológica, ocorra a regressão e desaparecimento deles.

O Reflexo de Moro é o que causa mais "medo" nas mães! O médico irá elevar levemente o bebê retirando o apoio da cabeça! Juro que estremeci nessa hora!!!! Mas, a boa resposta ao reflexo é a aparência de susto! Braços abertos, com palmas das mãos voltadas para cima. Com o fim do estímulo, ele volta à posição natural, com braços fletidos e relaxado.

O Reflexo de Babinski está presente até aproximadamente os 2 anos de idade. Ao desenhar firmemente o C invertido na planta dos pés do bebê, ele irá estender o hálux (dedão) e abrir os demais dedinhos. Em adultos, o normal é encolher os dedos.


O Reflexo de Preensão Palmar ou Plantar ocorre como resposta à preensão na base dos dedos das mãos ou dos pés. Dessa forma, o bebê irá fletir os dedinhos "abraçando" o que está provocando o estímulo.

Preensão palmar

Preensão plantar

O Reflexo de Busca ocorre quando estimula-se o canto externo da boca do bebê - bem no finalzinho da bochecha. Como resposta, ele irá virar o rostinho em direção ao estímulo em busca do "mamilo". Ownnnnn...

O Reflexo de Sucção ocorre quando coloca-se um objeto na boca da criança e imediatamente ele começa a sugar! E viva o aleitamento materno!!!!!!!!!!!!!!

O Reflexo de Marcha Automática é o que os pais mais adoram!!! Colocando a criança de pé (segurando seu tórax, claro!), sobre uma superfície lisa, ela irá trocar passinhos consistentes, como se estivesse realmente andando!!!



O Reflexo tônico Cervical é aquele que o bebê, ao mover a cabeça para um lado, estende o braço deste lado e encolhe o outro. O mesmo poderá acontecer com as perninhas. Quando o bebê coordena estes movimentos, consegue levar brinquedinhos à boca.

O Reflexo Tônico Labiríntico é quando o bebê, colocado de barriga pra baixo, dobra os 4 membros. Já de barriga pra cima, estica os 4 membros.

O Reflexo de Reptação, com o bebê ainda de bruços, aplica-se um empurrãozinho na sola dos pés e ele tentará começar a engatinhar! É tão foooooooooooooooooofo! 



Acho que esse são os principais... 
E o bacana é que você também pode testar em casa! Com muuuuuuuuuuuuito cuidado, claro!

Alguém sabe de mais algum outro reflexo que pode contar pra gente?



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mais dicas de livros para gravidinhas!

Já falei algumas vezes por aqui como eu sou mega power compulsiva por livros!!!!
E gosto de tudo quanto é tipo de leitura! Sem preconceitos!!!

Mas... durante a gravidez... não dá pra ficar lendo muito livrinho de choramingo... Porque já estamos chorosas ao extremo, melindrosas demais e potencializar isso é um perigo!!!!!!!!!!!!!

Na minha gravidez li a saga Crepúsculo, Samantha Sweet da Sophie Kinsella e alguns sobre gestação e bebês.

E hoje eu vim indicar mais alguns super a cara de mocinhas barrigudinhas!!!

Alguns, porque trata-se de uma Trilogia!

Eu sou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito fã da Nora Roberts! Já li vários livros dela e esses que eu acabei de ler endossam a minha opinião de que ela é autora de livros deliciosamente relaxantes e felizes!

Dessa vez lia Trilogia da Gratidão!



São 3 irmãos (adotivos), cada um descrito em um livro, que tem a vida virada de cabeça pra baixo com a chegada do quarto irmão e a seguinte morte do pai. O mistério desse irmão caçula é desvendado ao longo dos livros e doces historinhas de amor vão sendo desenhadas ao longo da Trilogia!

Ah.................. Acho uma excelente aquisição para gravidinhas que estão em busca de uma leitura agradável!

E, se alguém tiver mais boas dicas de livros, me recomendem!!! Por favor!!!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O lado escuro de amamentar!

Gente!!!

Hoje, fim da Semana da Amamentação, vou fazer uma daquelas sessões apedrejamento, sabe?

Podem começar com as pedrinhas, então!!!

É porque todo mundo que eu conheço pinta  amamentação como um daqueles quadrinhos singelos, pacifícos e cheinhos de amor...

Pra mim, foi maravilhoso, pleno e imensamente transbordante de amor poder alimentar a minha filha!!!! Amei, amei, amei e teria amamentado por muuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais tempo se ela não tivesse recusado!

Mas...aos sete meses e meio, ela resolveu largar, por livre e espontânea antipatia do meu peito! Fiquei desolada... acabada... chorei rios!
Depois, me recuperei e fiquei felizinha!!!!!!!!!!!!!!!! Liberta, livre, leve e solta!!! Aê!!!!!!!!!!!!

E, como boa apaixonada pela amamentação que fui, não sinto nem uma pontinha de culpa em meu coração em falar que a amamentação não é nenhum mar de rosas!!!

Força na peruca!!!
Leia isso e depois não diga que não foi avisado!!!


  • Vai doer e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!! Entendeu? Mesmo que não tenha nenhuma fissurinha, mesmo que a pega esteja perfeita! O fato do bebê pegar o peito, com uma fome de leão, vai fazer doer tanto o pobre mamilo que não está acostumado com isso que você vai chegar até a lua e voltar!!! Mas passa... é só contar até 20! E depois... hummmmmmmmmmmmmmmmm...

  • Você vai passar seríssimos apertos quando o peito encher!!!! Ele vaza amiga... Sabe quando a gente vê aquele povo suadão, que fica com uma pizza debaixo do braço??? Pois bem... se você andar desprevenida vai ficar com uma mini pizza no peito!!!!!!!!!!!!!! E olha, que no meu caso, os absorventes só ajudavam... Se eu demorasse a satisfazer minha petit... Era tragédia na certa!

  • Os sutiãs de amamentação são as coisas mais horrorosas que já inventaram! Totalmente disformes, não conseguem ser nenhum pouquinho atraentes e ainda meio sem compostura quando abertos para efetivarem a sua missão! Deviam inventar uns modelinhos coloridinhos... ou com bojo... É pedir muito???

  • Amamentar em público é uma missão quase impossível! Se você joga no meu time e acha que é um momento ÍNTIMO, quando sair de casa entre em um cômodo e feche a porta... SE for a um lugar onde não é possível fazer isso, vá pro carro! Nada pior que amamentar no meio de um evento... Pior ainda se resolverem levantar a fraldinha que você coloca sobre o bebê pra disfarçar... CATAPLOFT!!!!!!!!!!!!

  • Dormir de mama cheia é difícil! Bia parou de mamar a noite com 40 dias! Sendo assim, pensa numa mãe que passava 7 horas sem amamentar!!!! Imaginou o tamanho da Mimosa??? Dormir não era fácil e acordava 2 segundos antes da Bia, encharcada... dos ombros às coxas! Mas feliz... por ter dormido muuuuuito bem!


Mas contudo... Amamentar é fortalecimento do amor.
Aquela magia do olho no olho, do carinho da mão no peito, no queixo...

Tempo bom!!!!!!!!!!!!!



E... pra quem não sabe... mesmo sendo Mimosa, sofri com o baixo peso da Bia! Mas não desisti!!! Firme no propósito, só dei Leite Artificial pra ela quando voltei a trabalhar!!! Pra quem não conhece a minha história, clique aqui!




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Estomatite em crianças

De volta!!!!!!!!!!!!

Gente... tô tão apertada de costura que vocês nem imaginam...

Mas tô aqui!

Hoje com a linda participação de mais uma amiga blogueira!!! A Andréia, do Mundo Pititico
Como o nome do blog diz, ela é a mãe coruja do Pititico, que na verdade se chama Álvaro!

Hoje ela fala sobre Estomatite que a fez padecer por uns dias... mas como tudo na vida de uma mãe, PASSOU E ENSINOU!

Lindeza, obrigada!!!


Estomatite: você sabe o que é?


O Pititico tem um ótimo apetite. Certo dia ele ficou amuadinho, não queria comer, e teve febre. Eu não sabia o que era.
Quando o levamos ao médico constatamos: estomatite. Meu coração cortou de dó. Ele teve febre durante três dias, mau hálito e babava bastante. O médico só receitou um spray anestésico pra ajudar quando ele fosse comer alguma coisa.
Estomatite é uma infecção viral bastante comum em crianças e provoca várias feridinhas (ou aftas) na boca e garganta, causando muitas vezes grande desconforto e dor.

As feridas são pequenas, acinzentadas ou amareladas no centro e avermelhadas por fora.

As lesões podem aparecer na gengiva, na parte interna das bochechas, no fundo da boca, nas amígdalas, na língua ou no céu da boca. As gengivas podem ficar ainda inflamadas e sangrar facilmente.

Pititico ficou irritado e, com razão, afinal sabemos que aftas são muito doloridas.

Como a estomatite é uma infecção causada por vírus, antibióticos não fazem efeito nenhum. O que fizemos para aliviar o desconforto foi dar medicamentos para dor e febre; oferecer muita água e sucos, mas nada ácido; os alimentos também eram frios, ele comeu bastante batata com caldo de feijão, com pouquíssimo tempero. O importante é manter a criança hidratada.

Eu usei também um medicamento chamado Nistatina recomendado pela minha mãe. Ajudou muito! Mas claro que você sempre deve falar com o pediatra antes de medicar o seu filho. Essa é uma experiência pessoal.


É difícil impedir as estomatites, já que o vírus está no corpo de tantos adultos e crianças e é facilmente transmitido através do contato normal entre pessoas. E acredito que o Pititico tenha “pegado” de mim porque eu estava com algumas aftas na boca e, tenho a mania de provar a comida dele na mesma colher que ele irá comer. Então é bom evitar que as crianças fiquem perto de alguém que esteja com uma infecção por herpes ativa ou qualquer lesão na boca.



Andréia é mãe do pequeno Álvaro e autora do Blog Mundo Pititico!