segunda-feira, 27 de julho de 2015

Esperança

Nesse fim de semana, me deparei com um vídeo que foi compartilhado por uma família muito querida, pelo Facebook!
Qual não foi a minha surpresa ao ver que aquele vídeo contava a história da filha de uma amiga de infância. Na verdade não só a história da criança, mas de toda família que passou a acreditar em uma grande possibilidade!!!

O vídeo abaixo é a história da família da Malu! Uma menininha que foi operada quando ainda era um feto, dentro da barriga da mamãe Tati, pois foi diagnosticada com Mielomeningocele!

Um vídeo maravilhoso, emocionante, que fala de uma história de amor, de fé e de esperança!


terça-feira, 14 de julho de 2015

Quadro de comportamento

Quando compartilhei no Instauram o quadro do comportamento que fiz para a Bia, não imaginava nunca receber inúmeras notificações. Elas vieram de todas as formas que vocês possam pensar: email, whatsapp, Facebook e até ligações. Algumas pessoas acharam que eu estava sendo psicologicamente incorreta, trocando o bom comportamento da Bia por um presente, mas a grande maioria queria mesmo saber como funcionava, quais as tarefas eu propunha, como eu a premiava e até qual a tinta eu tinha pintado a parede! 
Sendo assim, nada melhor que compartilhar aqui, esse exemplo de sucesso em nossas vidas.

Eu já tinha visto, e até feito, esse quadro de outra forma... Desenhado em uma folha A4 e colado na geladeira. Tem gente que faz com durex colorido, outros compram cortiça e usam os alfinetes...
Como na minha cozinha, uma das paredes é pintada com tinta lousa, ela se torna um grande quadro verde! Daqueles de escola mesmo!!! Dessa forma, giz nas mãos e desenhamos o nosso quadro!

O desenho é o seguinte: nas linhas eu descrevo as tarefas que devem ser cumpridas. Escolhi aquelas básicas do dia a dia, que a Bia já está careca de saber que tem que fazer, mas não faz enquanto eu não mando umas 12 vezes, sabe? 
São elas: guardar brinquedos, escovar dentes 3 vezes ao dia, tomar banho sem pirraça, não sujar a calcinha de xixi ou cocô (tá naquela fase terrível de ficar segurando até começar a sair...), almoçar e jantar direitinho.
Nas colunas eu coloquei os dias da semana.



Cumprindo as tarefas diariamente, ela desenha uma carinha feliz. Caso contrario, a carinha é triste e nós já recomeçamos a brincadeira no dia seguinte.
O trato é: um quadro que tenha carinhas felizes durante TODA a semana, ou seja, um quadro cheio de carinhas sorridentes, dá direito a um prêmio.
Ah!!! Desenhamos a tarefa do lado de fora do quadro! Assim ela sabe onde errou!

E olha, não é fácil, gente... Demorei 45 dias pra dar a boneca prometida pra ela... Sempre tinha um risquinho de cocô na calcinha, ou dormia sem escovar dentes ou sem guardar brinquedos... Como se trata de um COMBINADO, é preciso cumprir à risca, caso contrário, o quadro fica desmerecido e é rebaixado a uma simples brincadeira!!!

Como agora, conseguimos preencher, irei trocar algumas tarefas. Já conversamos e as tarefas do banho e do almoço, darão lugar para o andar calçada e falar com tom de voz baixo. Acho importante inserir a criança na escolha das tarefas para que ela sinta que faz parte do processo e entenda que tem que cumprir.

E olha, depois que a Bia ganhou a boneca... gente, ela está encantada e ansiosa pra recomeçar!!!

Podem fazer sem medo!!!! Vocês não darão um presente por semana, porque não é fácil pra eles cumprirem tudo... E eu prometo coisas práticas e viáveis!!!! Nada de presentes abusivos e caros!!! Isso é pro bom velhinho.... rsrs...