terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sobre o SUS...



Depois de tantos manifestos sobre o Lula, sua doença e o SUS, ocorridos no Facebook, estou aqui para falar sobre isso.
Sim, fui uma das pessoas que compartilhou o link: Lula, faça o seu tratamento pelo SUS!
Sim, não sou Lulista, muito menos petista e o acho um baita de um populista (uhu!!! que rima!)!
Não, não  compartilhei este link com o intuito de desejar mal algum a ele!!!! Primeiro: sou enfermeira, cuido de pacientes graves - muito graves - e está longe de mim brincar com a saúde de terceiros!
Segundo: falar que as pessoas devem se tratar pelo SUS está longe de ser desejar mal a alguém!
E eis aqui o motivo EXCLUSIVO do assunto deste post. Não quero falar de política, populismo e afins!
Quero falar do SUS!!!
Este Sistema Único de Saúde, tão custoso, tão cheio de problemas e tão almejado por todos os países da Terra...
Porque se vocês lembram, Obama queria muito algo pelo menos parecido para melhorar a complicada saúde pública dos EUA.
Conheci outro dia um estrangeiro, que veio pras bandas de cá porque sua linda esposa era brasileira e ele, infartado, precisava de cirurgia. Seu país europeu não bancava tratamento INTEGRAL E UNIVERSAL, como o Brasil... E operou... Sem gastar nem um eurinho...
E este é o SUS!!!
Que eu, que tenho Plano de Saúde, uso mensalmente pra vacinar a minha filha... E você? Pagou vacinas particulares???? Só as não cobertas, claro! Ou as que reduzem reações. Eu até hoje, dei TODAS pelo SUS!
Teste do Pezinho? SUS!!!!
Vamos sair da esfera puericultura!
Eu sou formada pela UFMG, logo... Estagiei em:
Postos de Saúde: SUS. Filas imensas? Sim!!!! Mas atendimento integral  a todos!!!! Vai falar que você vai a consultórios e também não espera horas, em salas lotadas???? Aham pra não render...
Hospital das Clínicas: SUS. Pacientes gravíssimos, cobertos de úlceras... Tratamento para todas elas? Os melhores curativos que puderem imaginar!!! Pra colocar em convênios é uma burocracia para autorizar... Isso quando não há glosas...
Trabalho em um hospital que não é porta de entrada, porém atende muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos pacientes SUS na alta complexidade (cirurgias cardíacas, neurológicas, exames complementares).
A diferença é mínima... Ou as vezes nula, dependendo do convênio que se paga. Pra mim, em UTI é INEXISTENTE e, pra falar a verdade, muitos que trabalham lá nem ficam sabendo qual é o convênio do paciente...
Isso sem falar em tratamentos ambulatoriais... Vivemos em um país onde a Indústria Farmacêutica rege a doença. Sendo assim, medicações de ponta são inacessíveis para 80% da população! *Você prestou atenção??? Tenho quase certeza que você está entre estes 80%!!!* Só que... se um dia, por fatalidade do destino, você precisar de usar alguma destas medicações, é só buscar... O SUS PAGA!!!! Dá trabalhinho? Claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro!!!! Mas a economia é tão impactante que você vai correr atrás!
Agora... Onde mais no mundo você vê isso?

.....................Pausa para pensar..............................
.....................Pausa para busca no Google..............

Tem não... Só por aqui mesmo... Só no SUS mesmo...
E não precisa temer!!! Pode continuar a pagar seu plano, que mesmo assim seu direito é garantido! Com filas gigantes, com esperas intermináveis... Mas... Muitas vezes resolutivo!
Então quando se fala que o Senhor em tratamento oncológico poderia ser tratado pelo SUS, houve ironia sim!!!!! Claro!!!!
Mas... nunca desejando o mal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Até mesmo porque, até onde eu sei, me corrijam se eu estiver errada, quase não há convênios que pagam tratamento onocológicos. Ou é particular, ou... pelo SUS!!! E particular... ah... isso é só para aqueles 20%!

Só foi mais um desabafo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Lu, estou literalmente EN-CAN-TA-DA com o seu post-depoimento! Pra ser bem sincera, me senti uma ignorante em termos de SUS. E confesso mesmo a você! Aprendi muito com suas palavras e agora vou pensar duas vezes antes de sair falando sobre o que não sei.
    Bjim, ANITA
    www.anitabemcriada.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana!
    Falar que é perfeito? Longe disso!
    Mas para uma população enorme... Temos um serviço de saúde melhor que país de primeiro mundo!!!!

    ResponderExcluir