segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quando iniciar sua filha no Ballet?

Estou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito feliz hoje!!!!

É porque enfim eu trago aqui, muito honradamente, a pessoa que clareou o Ballet na minha vida!!!!
Não foi quem me introduziu essa arte, fato esse que ocorreu na infância pela antiga Academia Leandro...
Também não foi quem me fez voltar aos palcos, fato esse feito pela querida Marion que foi uma das primeiras academias de BH que mostrou que adulto também pode dançar Clássico!!!

Mas a minha mestra Alexandra me ensinou a amar uma aula de barra (e viva o quinto grau da Royal!!!!), me ensinou o que é um en dehors de verdade e como fechar a costela para ficar linda e loira como bailarina de caixinha de música, ou para finalizar uma pirueta dupla em grande estilo!!!!

É por isso que hoje eu trago as palavras dela para vocês, mães de meninas, sobre a hora de introduzir a pequena nesse mundo clássico!!!! 
A hora que na verdade vai além da idade... Algo que é preciso saber sentir o momento certo! O momento de sentir a felicidade e o orgulho de ser uma bailarina de verdade!!!! Ou seria... Mãe de Bailarina???


Quem dança é mais feliz
Naturalmente curiosa, a criança é predisposta a aprender. Mas, como o ser humano depende de outras pessoas para sua socialização, esta auto-motivação precisa ser fomentada pelo apoio da família, dos professores e dos colegas.
Mas, cada criança é única, tem seu ritmo próprio, suas capacidades, tendências, gostos que precisam ser levados em conta. É consenso que, a principal função da escola, é criar um ambiente agradável, favorável e adequado ao desenvolvimento da aprendizagem, motivando a criança com fatores externos atraentes.
A dança clássica, por toda sua sistematização e preceitos, é um caminho seguro à construção do aprendizado em dança. Contudo, esse aprendizado precisa ser responsável e  sob estreita observação de um profissional.
Um mau profissional pode causar problemas futuros de postura, musculatura e articulações nos jovens em razão de exercícios incorretos. Recomendo que as mães fujam das escolas que iniciam o trabalho com ponta em crianças com menos de 10 anos. É quase um crime contra o desenvolvimento.
  
Toda a construção técnica, a qualidade artística, começa a ser instalada na primeira grande fase, dos três aos oito anos, o que não quer dizer que se deva trabalhar a técnica com crianças de três anos de idade. A profunda vivência e experimentação daquilo que a criança é capaz de fazer aliada à experimentação das qualidades inerentes à dança é que irão permitir a ela desenvolver-se artisticamente.

O Ballet Clássico dá ao estudante uma educação global visto que desenvolve disciplina da mente e do espírito, assim como do corpo. Permite que eles se expressem como indivíduos, artisticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas. Esse é o benefício para o aluno.  

Mas que benefício tem os pais mandando seus filhos aprenderem ballet? Sobretudo, o ballet envolve os pais com o desenvolvimento das habilidades de seus filhos. Essa deve ser uma experiência muito agradável, pois os pais têm a oportunidade de compartilhar com seus filhos, a conquista de seus objetivos e ver como eles crescem com confiança e maturidade. 

Enfim, praticar dança clássica vai muito além do simples ato de dançar. Por aliar arte e exercício físico agrega saúde, bem-estar e conhecimento do corpo a quem pratica.

Com isso afirmo sem medo de errar:
 quem dança é muito mais feliz!!!!!

Alexandra Alfenas é bailarina formada pela Royal Academy
Proprietária e professora da Cia Itabirana de Danças Clássicas em Itabira/MG

3 comentários:

  1. Oi Alexandra, qual o telefone e/ou endereço da sua academia, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      A Academia da Alexandra fica em Itabira. Se desejar contactá-la, o tel é: 31- 3831-7151.
      Obrigada pela presença!!!

      Excluir
  2. Oi tudo bem? fui aluna da Antiga academia Leandro... gostaria de algum contato para que eu possa rever algumas fotos minha...

    Abcs

    ResponderExcluir