segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Volta ao trabalho!

Falei, em vários posts, que meu propósito inicial era amamentar a Bia até o primeiro ano de vida.
Pois bem... como que uma mãe que trabalha 8 horas diárias, mora em uma cidade de trânsito tenebroso, pode alcançar seu objetivo, minha gente????

Logo, com o retorno ao trabalho no quinto mês de vida da Bia, fomos OBRIGADAS a comer frutinhas. Mas... eis que entra em ação a minha poderosa bomba tira leite!!!! Como eu explico neste post, esta bomba é tudo que uma mãe que quer extrai seu leite com sucesso precisa na vida!

E assim, eu ordenhava diariamente no meu horário de almoço! Quando eu escrevi este post, eu estava iniciando a vida de ordenhadeira (vulgo Mimosa!!!!!), rsrsrs...
Mas vou resumir aqui como, na verdade, a coisa desenrolou até terminar em um brinquedinho de fazer fomfom!

Tenho 1 hora de almoço. Pra otimizar o meu tempo, comia em rápidos 20 minutos (praticamente engolia...) e subia correndo para iniciar a minha saga. O melhor lugar que tinha era um quarto de descanso, dentro do CTI. Lavava bem as mãos, passava álcool, e bora fazer sem sofrer ou com medo de contaminação!
Comecei sim, tirando bem pouco... 80 ml. Mas em uma semana, o espírito Mimosa baixou em mim e.............. tirava 180 ml!!!!!! E viva a Bomba!!!!
Nesta época, a Bia mamava 120 ml. Eu dividia a quantidade e colocava na geladeira.

Inicialmente, eu guardava em potinhos de coleta laboratorial. Mas depois descobri os saquinhos da Lansinoh que são práticos, higiênicos e graduados em ml.
Pra vir pra casa, eu levava um porta mamadeiras de isopor. Chegando, colocava os pacotinhos no congelador.
Desta forma, sustentei a amamentação por mais 2 meses e meio. Não mais exclusiva, claro! Mas derrubei a dúvida de todos ao meu redor, que não acreditavam que fosse capaz de amamentar após a volta ao trabalho.

Foi muuuuuuuuuuuuuuuito menos do que eu queria, mas fui capaz! E me senti realizada por isso!
Recomendo a todas que ordenhem! O início é desanimador, mas vale a pena!
Prolongar a amamentação é gratificante!!!!

Ah... e como esta história acaba? Eu já falei acima! No brinquedinho de fazer fomfom...

4 comentários:

  1. rsrss eu sei bem como é isso,hoje Pedro esta com 1 ano e ainda o amamento,no tempo que ele esta comigo,quando a minha licença acabou,consegui amamento-lo exclusivo no LM ate os 6 meses,e depois fui oferecendo outras coisa,e instisti na amamentação e assim estamos ate hoje,bjosss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Rose!!!!
      Parabéns pela persistência!!!
      Beijos............

      Excluir
  2. Lu, estou tentando! Todos os dias, na hora do almoço, lá estou eu com minha super bomba tira leite!! Já levo vidros esterilizados para o trabalho e deixo na geladeira. Ao chegar em casa, vai para o congelador. Tenho sentido que está diminuindo - tem dias em que consigo 60 ml, outros em que consigo 150 ml, está variando (Isa mama 150 ml). Fico meio triste quando tiro pouco... Mas continuamos tentando, sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris!
      A Bia não mamava de manhã... A primeira ordenhada era a do almoço e ela mamava 2 vezes depois que eu chegava em casa... Como eu disse, é bem desafiador! Mas não fique triste! Isso faz reduzir ainda mais o leite!
      Ah... se vc quiser, tenho saquinhos ainda! Pra falar a verdade, acho que tenho uma caixa fechada!
      Beijos..................

      Excluir