quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A mãe da Isa

Hoje, o Participação Especial conta com uma amiga de loooooooooooooooooonga data e, talvez, uma das mais presentes seguidoras do Mãe de Bia: a Cris!
Essa amiga linda, ainda dos tempos de Dom Silvério, veio enriquecer o Mãe de Bia com mais um assunto em que meu domínio é quase que inexistente - afinal de contas, o Participação surgiu com este fim! - Berçário Infantil!

Então, com vocês, a Mãe da Isa, minha mais nova colunista (tô me achando!!!!):
Mamãe no trabalho, bebê no berçário
Que honra participar do Mãe de Bia!!! Fiquei super feliz, pois adoro no blog da Lu! Então, vamos lá!!! 
Isadora, a Isa, nasceu no dia 27 de agosto de 2011. A partir daí, a vida ficou repleta de emoções e alegrias... Ver um bebezinho descobrindo o “mundo de fora”, como diz o meu marido, é tudo de bom!
Tive licença de quatro meses, mais um mês de férias. Parece um teeeempãããão, né? Que nada, passa voando! Logo já é preciso pensar no fantasma que apavora a maioria (senão todas) as mamães: quando voltar a trabalhar, quem vai cuidar do meu bebê?
Decisão difícil... Quando Isa completou dois meses, comecei a avaliar as opções. Conversei com outras mamães (inclusive a mãe da Bia) e ponderei bastante junto com o pai da Isa. Pesando prós e contras, optamos pelo berçário. Pensamos principalmente na convivência com outras crianças (o único priminho que Isa tem em BH já está com 8 anos de idade) e na tranquilidade de não ter o imprevisto da falta da babá. 
Para selecionar o melhor local, fiz uma lista com todos os que ficam no meu trajeto entre casa e trabalho. Afinal, não dá para desviar quando se tem tempo contado e no trânsito difícil dos dias de hoje. Visitei todos, analisei cuidadosamente, conversei com os responsáveis. São muitos detalhes, mamães, atenção:  
•    visitem a cozinha,
•    verifiquem se há berços individuais para os bebês,
•    avaliem o banheiro,
•    observem a organização da escola como um todo (principalmente do espaço dos bebês, claro),
•    vejam se as berçaristas estão uniformizadas,
•    conheçam o projeto pedagógico,
•    saibam o preço, claro (há uma diferença gritante!). 
Além disso, “ouçam” o coração... Estejam certas de que ele, aliado à intuição, indica o melhor caminho às mamães desorientadas e muito preocupadas com seus pequenos. 
Gostei da escola mais perto de casa (e da vovó também, para as emergências) e, após a visita do pai da Isa (eles também devem avaliar!), decidimos por ela.  A partir daí, arrumei todos os itens da listinha (materiais para higiene pessoal, lençol, toalha, travesseiro etc.) e comecei a congelar o leite materno, aguardando a chegada do “grande dia”.  
Em 23 de janeiro, 7h30 da matina, lá fomos pai, Isa e eu, começar a adaptação... Que aperto no peito! E olha que seriam só algumas horas, para que ela não sentisse taaaanto a mudança... E a minha menininha foi um show de bebê!!!!! Um início de chorinho logo foi inibido pela curiosidade da danadinha, atraída pelas cores e brinquedos da sala de recreação. Ficou tranquila e, quando voltei para pegá-la, às 11h, estava ótima!! Havia comido bem toda a frutinha enviada e tomado toda a mamadeira de leite materno.Isa repetiu o mesmo comportamento nos outros dias, comendo bem, brincando, dormindo soninhos gostosos. Aumentamos as horas passadas na escola a cada dia e, na sexta, ela ficou horário integral.
Saldo da semana e da experiência: bebê super integrada à equipe e à escola, tranquila ao chegar em casa. Não me iludo, certamente vão acontecer dias de choro e de birra, assim como vai aparecer uma dificuldade ou outra. Isso faz parte da rotina mãe/bebê/berçário. 
Mas o mais importante vou levar comigo em 1º/2: posso voltar a trabalhar com o coração mais  sereno, certa de que a pequetita está bem cuidada, se divertindo com a turminha, feliz da vida!
Cristina Mota
 Cris e Isa em dezembro de 2011

2 comentários:

  1. Hoje foi tudo bem, Lu! Não chorei(milagre, rsss) e fiquei tranquila. No fim do dia, Isa jogou o corpinho ao me ver na porta da sala de recreação. Presente melhor não há, né? Enchi a minha bebê de beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cris! É por essas e outras que eu digo: Existe coisa melhor?
      Mas, fala sério? Nem um chorinho??? Pode saber, é porque eu chorei por vc!!!! Rsrsrs....

      Excluir