quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ajuda no pós parto

Há alguns dias atrás entrei num bate papo informal onde a discussão era a necessidade de ajuda no Pós parto.

Sou de Itabira, moro em BH e minha mãe faleceu há 23 anos atrás. A família do meu marido também é de Itabira. Sendo assim, pra tudo, somos nós dois! Claro que quando precisamos de algo extraordinário, apertamos daqui, a tia ajuda dali e a sogra também... Mas pro batente, somos eu, ele e Bia!

Só que...

não adianta achar que no Pós parto vai baixar uma super heroína em seu corpinho e você vai conseguir que essa  máxima dê certo!!!
NÃO VAI!!!!!!!!!!!!!!!!

Se você é como eu, que toda a família mora longe e ainda por cima não tem mãe, vai por mim!!! Arruma uma boa alma (pode ser tia, prima ou empregada) e delegue as funções!!!

No meu caso, tive uma suuuuuuuuuuuuuuuuuuuper tia, que se mudou pra cá por 15 dias e me ajudou em tudo!!! Em seguida, uma empregada começou em minha casa!

São pequenos detalhes do dia a dia que me fazem afirmar que a ajuda é imprescindível:

  • Não importa se o seu parto será normal ou cesárea! Você estará com pontos e isso te limita infinitamente!!!!
  • É preciso se alimentar!!!! E bem!!! Além de amamentar você precisa ter energia para uma mudança súbita de rotina!!! Pensa se você vai dar conta de pensar no que fazer nas refeições?
  • E tooooooooooooooodas as louças??? Quem vai lavar??? Conta com o maridão não...
  • Ter uma casa organizada é super necessário!!! Já lembrou do taaaaaaaaaaaaaaanto de visitas? E, sinto te informar... as visitas pensam em ficar pouco na maternidade! Em casa, muitas adoram esticar!!!
  • As roupas vão brotar no seu tanque!!! Babinhas sujas, macacões que levaram golfadinhas ou jatinhos de cocô... Quem vai lavar tudo?
  • Consequentemente... quem vai passar tudo???
  • Você precisa fazer xixi, cocô, tomar banho... Só que esqueceram de avisar isso pro seu bebê! Alguém precisa ficar de olho enquanto você realiza seus hábitos fisiológicos!
E, se eu ainda não consegui te convencer...

É preciso conversar potoca... rir... falar da vida alheia... da novela... É preciso ter companhia mesmo!!!

E se você me falar que não tem dindin pra contratar uma doméstica, peça ajuda pra um familiar pelo menos nas primeiras semanas!!! Adaptação é vital!!! 
Vai te ajudar a evitar problemas enooooooooooooooooooormes!!!

Pense nisso!!!

4 comentários:

  1. Oi Luciana! Minha família mora fora da minha cidade. Minha mãe ficou comigo uma semana quando eu tive a minha filha e a ajuda foi muito preciosa. Passei muito aperto depois, mas se não fosse a ajuda dela, teria sido muito pior. Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras semanas são vitais!!!
      E claro, que cada semana uma surpresa... mas a ajuda no tempo de transição é imprescindível!
      Beijos...............

      Excluir
  2. Êh vdd tive ajuda da minha mãe!

    Sobre o comentário lá no meu blog menina ele já dorme comigo e o pediatra falou assim pode ser varias coisas!!! To frita já faz uns 2 meses esse chororo eu nao agüento mais!!!!

    Bjs
    Gleysa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa...
      E daqui a pouco vc vai se divertir com isso!!!
      Beijos!!!!!!!!!!!

      Excluir