sábado, 23 de junho de 2012

Minha opinião sobre isso tudo...

Essa semana, um tumulto foi instalado na blogosfera...

Na verdade, não posso falar se foi na mídia geral porque na minha casa a mídia é resumida em Discovery Kids, mas acho que alguns meio de comunicação divulgaram algumas coisa sobre o assunto...

Pra quem não sabe, na semana passada, uma mãe faleceu na Austrália, durante seu parto natural em casa. Ela teve complicações sérias e, mesmo sendo encaminhada ao hospital, não resistiu. Tornou-se ícone, já que levantava a bandeira para que o Governo apoiasse a questão neste país, pois essa prática tem crescido muito e, querendo ou não, envolve sérios riscos.

Coincidência ou não, essa foi a semana dos partos. Todo mundo falou um pouco sobre isso... A grande maioria tratando a cesárea como violência e outras nem tanto...

Vim amadurecendo essa idéia e só agora resolvi falar!

Minha família tem um caso sério de complicação com o Parto Normal e isso sempre me fez ter um pouco de pânico, confesso...
Mas quando engravidei, a energia foi diferente e meu coração relaxou! Sempre rezava e pedia a Deus que conduzisse da melhor maneira possível!

Já contei aqui a minha história, e não vou repetí-la. Fiz uma cesariana porque minha placenta estava calcificada (não é decisivo pra escolha, eu sei) e estava hipertensa, com bolsa rota e por esse motivo não poderia entrar em trabalho de parto!

Não acho de jeito nenhum a Cesárea uma VIOLÊNCIA, do mesmo jeito que não acho o Parto Normal DESUMANO!
Acho que são formas distintas de um momento e que ambas podem ser recomendadas e igualmente desaconselhadas. Tudo depende da mulher, do quadro gestacional e do profissional.

Infelizmente, também acho que há médicos que tentam influenciar clientes de todas as formas, mas isso passa a ser questão de CONFIANÇA, e a relação médico paciente é algo delicado de se discutir!

A única coisa que pra mim, extrapola TUDO ISSO que foi dito e aconteceu é uma:

SEGURANÇA.

Trabalhar na área de saúde e estar envolvida em um processo de acreditação hospitalar, me faz diariamente aprender que é preciso cuidar, é preciso criar barreiras para evitar erros, por menores que sejam!

Então, sou a favor do Parto Normal sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando toda a gravidez é conduzida de maneira redondinha, tudo é encaminhado para ser perfeito e a mulher é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito boa parideira e rapidinho vai nascer um bebê lindo e saudável.
Se for pra ficar lá, com infusão de Ocitocina e monitorização de dilatação por longuíssimas horas....

Aqui, quando que isso é normal????? Isso pra mim é Parto Vaginal, muito diferente!!!!!

E pra quem é adepto do Parto Natural, sem acompanhamento médico, porque afinal a sua mãe veio ao mundo assim...
Busque segurança! Faça as coisas direitinhas! Informe-se!

Afinal, na época em que sua avó deu a luz, os índices de mortalidade materna e neonatal eram altíssimos!!!!

Quanto menos intervenção melhor, claro! Mas responsabilidade e segurança sempre!!!!!

#prontofalei

2 comentários:

  1. Oi Lu
    eu acho que vai de mulher pra mulher né, cada uma com seu momento, sabe oq é melhor para si e seu corpo. Qdo se está confiante td vai bem...
    se Deus quiser conseguirei ter o Felipe de parto natural ;)
    Linda semana
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro, Rô!
      Mas não fica bitolada nisso não... Pensa que Deus está no controle de tudo e acontecerá o que for melhor!
      NADA a ferro e fogo faz bem!
      Beijos e que Nossa Senhora te proteja!

      Excluir