quinta-feira, 1 de março de 2012

Sobre Parto Normal

Hoje, quem está com a gente no Participação Especial, é a Flávia!
Essa, é uma amiga das antigas mesmo!!!! De quando eu era uma criança realmente pequenina, lá em Itabira!
Eu estava a procura de uma mãe que havia submetido ao parto normal. Quando ela topou contar sua história, fiquei suuuuuuuuuuuuuuper feliz!!!!!


Então, hoje é o dia da Mãe do Davi!!! Ela teve um parto normal... ou seria anormal?
Estava com 38 semanas de gestação e teoricamente o Davi poderia nascer a qualquer momento. No dia 04 de junho de 2007 tinha uma consulta marcada na parte da manhã. Minha barriga já me incomodava bastante.
Dra. Beatriz me mandou deitar para fazer o exame de toque.
“Flávia, você já está com 3 cm de dilatação. Vamos fazer um parto induzido amanhã?
Topei e achei que seria melhor mesmo, pois já que estava com dilatação, não seria necessário uma cesárea.
Fui para casa e tive a brilhante ideia de comprar a máquina fotográfica para tirar  fotos do parto. Eu e o meu marido fomos ao BH Shopping e.... andei o shopping todo.
Cheguei em casa com um cansaço diferente e muitas dores nas costas. Falei com a Alaíde (ajudante lá de casa) que minhas costas estavam doendo muito e ela foi certeira:
“Isso não é Davi que tá querendo nascer não, Flávia?”
Respondi: “Acho que não Alaíde... é dor nas costas mesmo”.
A dor intensificou e passou para a barriga também. Já estava me incomodando demais para ser qualquer coisa. Liguei para Dra. Beatriz e ela disse:
“Flávia, vc já estava com 3 cm de dilatação de manhã. O que vc fez depois?
Respondi meio envergonhada: “Andei o BH shopping  todo...”
E ela respondeu: “Vá para o hospital agora”.
Arrumei tudo e fomos para o hospital. Isso era por volta de 21 horas. Dra. Beatriz atrasou um pouco. Fomos fazer o exame de toque e... 9 cm de dilatação!
Dra. Beatriz: “Flávia, vc não está sentindo dor?”
Eu: “Só um pouquinho”. E era mesmo. Estava tolerável.
Fui para o soro e tiramos algumas fotos.
O anestesista chegou e fez a anestesia.Ele pesava mais ou menos 120 kg e montou em cima de mim para o Davi abaixar mais um pouco.
Senti um clima muito estranho entre anestesista, Dra. Beatriz e o pediatra. Olhares tensos. Eu desconfiava... o Davi já estava em sofrimento fetal.
Perguntei: "Cadê meu marido?"
Dra. Beatriz respondeu: “Flávia, ele não pode entrar agora, ok?”
Fazia força, mas nada acontecia.
Foi quando o anestesista falou com a Dra. Beatriz: “Beatriz, acho que já deu. Vamos usar uma colherzinha (uso coloquial de fórceps na área médica)?”
Minha suspeita se confirmou e agora já me preocupava com meu filho ainda mais.
Dra. Beatriz pegou o maior forceps da sala e usou até Davi sair. Não sentia dor, somente queria que meu filho ficasse bem.
Ele nasceu. Sem choro, totalmente pálido,com apgar 2. Me mostraram de longe.
Falei com pediatra: “Vai ter que entubar, Dr.?”
Ele respondeu: “Ainda não, mamãe.”
O levaram e o colocaram no ôxigênio. Davi nasceu às 23 horas do dia 04 de junho e somente pôde alimentar às 11:30 do dia seguinte. Acredito que esse longo tempo sem se alimentar foi o que provocou a icterícia nele. Chegamos até em voltar para casa, mas com 2 dias de vida, tivemos que voltar com Davi para o hospital e lá ele ficou por mais uma semana em fototerapia para curar a icterícia.
Depois da icterícia, Davi se recuperou bem. Um bebê normal, que cresceu, engordou... engantinhou com 7 meses, andou antes do aniversário de 1 ano! Dou graças à Deus por isso!
Dra. Beatriz acredita que o que nos ajudou bastante foi o fato de ter um excelente pediatra no dia. Dr. Navantino. Segundo ela um dos melhores de BH.
Ainda assim, com tudo que eu e o Davi passamos, sou a favor do parto normal. No meu caso anormal.
Flávia e Davi

Nenhum comentário:

Postar um comentário