domingo, 19 de junho de 2011

Mulher Guerreira

Crescemos ouvindo sempre que Parto Normal é pra mulher forte! Que a mulher quase morre durante o parto, que é muita dor, blá blá blá...
Sinceramente, nunca nessa vida fui fã desta modalidade de parto por já ter vivido problemas familiares graves, durante a mesma. Fatalidade ou não, foi pelo parto que ocorreram...

Mas... vou falar com vocês uma coisita... Se parto normal dói ou não, só quem passou pode falar... Há quem diga que foi super tranquilo, há quem morreu de dor e tem de novo... Mas desafio aqui, quem passou por uma coisa, que não tenha morrido de dor e que pra mim, quem executa com louvor, sem pestanejar, é sim uma MULHER GUERREIRA: 

A bendita AMAMENTAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não tive problema com fissura mamilar na primeira semana. A Bia era cotoquinha, dormia que era uma beleza e dez minutos de mamada eram mais que suficientes pra ela! A irritação dos mamilos foi resolvida com Lansinoh e concha nos intervalos!

Mas com ingurgitamento... Já tive dois que quase me destruíram!

O primeiro quando a Bia tinha 1 mês. Em cinco minutos (isso mesmo! A Bia tinha acabado de mamar e a mama não tinha nadinha!!!!) a face interna da mama direita ingurgitou. Não podia encostar que doía...
A bonita aqui resolveu colocar a Bia pra mamar no próximo horário na mesma mama pra esvaziá-la e, detalhe... não pus gelo!!!!
Resultado: maior estímulo, mais leite, e... pior... o mamilo não descansou! Uma fissura miúda que quase me matou!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas... vivendo, aprendendo e usando Lansinoh, passei por essa!

Agora, o ingurgitamento dessa semana... Quase desisti de amamentar...
Na manhã de quinta feira, no Hospital senti a mama encher. No horário do almoço, quando fui tirar com a bomba saiu uns 20 ml só! Cheguei em casa e pus a Bia pra mamar. Mamou bem, mas a mama não esvaziou!
Na última mamada do dia... Terror!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu chorava de dor e ela de fome!
E a mama lotada (mas graças a Deus, sem fissura!)! Marido num aguentou e fez NAN pra ela... e ela riu até, de barriga cheia!!!!

E eu massageei, tentei tirar... saiu mais uns 20 ml, pus gelo... NADA!!!
Fui trabalhar no dia seguinte, morrendo de medo de infectar...
Corri atrás de uma amiga, a Gleice - mãe do Gui, que é 2 dias mais novo que a Bia. Ela tinha ido ao Odete e sabia como me salvar!!!!!
Santa amiga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Santa mão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bendito Divino Espírito Santo da Ir. Verônica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gente, quase morri!!! Ela massageou, ordenhou e... encharcamos umas 3 compressas!!!!
Chorei... gemi... pedi pra parar pra respirar!!!!

E olha... se não for forte... desiste de amamentar!
Pra quem não teve, não sei falar se é mais dolorido que parto, mas sei de uma coisa: O povo não fala que amamentação dói, que você precisa ser forte!
Porque parto é um momento. Amamentação são vários momentos!!!!!!
E dói gente!!!!! É preciso ser guerreira!
Pra mim, todos os dias. A pega é dolorida! Como diz minha amiga Ju, você conta até 20 correndo que passa... Aí passa!... e você passa a amar! Não tem NADA melhor!!!
Isso sem ingurgitamento ou fissura...
Porque com um probleminha...
Acho que o Ministério da Saúde precisa investir mais na educação e informação sobre a amamentação.
Todos sabem que precisa acontecer, mas é uma tarefa árdua!
... e que vai doer!!!!
Mas que te faz imensamente feliz!!!! E ao seu bebê também!!!!!
Será que alguém já passou por isso sem dor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário