terça-feira, 14 de julho de 2015

Quadro de comportamento

Quando compartilhei no Instauram o quadro do comportamento que fiz para a Bia, não imaginava nunca receber inúmeras notificações. Elas vieram de todas as formas que vocês possam pensar: email, whatsapp, Facebook e até ligações. Algumas pessoas acharam que eu estava sendo psicologicamente incorreta, trocando o bom comportamento da Bia por um presente, mas a grande maioria queria mesmo saber como funcionava, quais as tarefas eu propunha, como eu a premiava e até qual a tinta eu tinha pintado a parede! 
Sendo assim, nada melhor que compartilhar aqui, esse exemplo de sucesso em nossas vidas.

Eu já tinha visto, e até feito, esse quadro de outra forma... Desenhado em uma folha A4 e colado na geladeira. Tem gente que faz com durex colorido, outros compram cortiça e usam os alfinetes...
Como na minha cozinha, uma das paredes é pintada com tinta lousa, ela se torna um grande quadro verde! Daqueles de escola mesmo!!! Dessa forma, giz nas mãos e desenhamos o nosso quadro!

O desenho é o seguinte: nas linhas eu descrevo as tarefas que devem ser cumpridas. Escolhi aquelas básicas do dia a dia, que a Bia já está careca de saber que tem que fazer, mas não faz enquanto eu não mando umas 12 vezes, sabe? 
São elas: guardar brinquedos, escovar dentes 3 vezes ao dia, tomar banho sem pirraça, não sujar a calcinha de xixi ou cocô (tá naquela fase terrível de ficar segurando até começar a sair...), almoçar e jantar direitinho.
Nas colunas eu coloquei os dias da semana.



Cumprindo as tarefas diariamente, ela desenha uma carinha feliz. Caso contrario, a carinha é triste e nós já recomeçamos a brincadeira no dia seguinte.
O trato é: um quadro que tenha carinhas felizes durante TODA a semana, ou seja, um quadro cheio de carinhas sorridentes, dá direito a um prêmio.
Ah!!! Desenhamos a tarefa do lado de fora do quadro! Assim ela sabe onde errou!

E olha, não é fácil, gente... Demorei 45 dias pra dar a boneca prometida pra ela... Sempre tinha um risquinho de cocô na calcinha, ou dormia sem escovar dentes ou sem guardar brinquedos... Como se trata de um COMBINADO, é preciso cumprir à risca, caso contrário, o quadro fica desmerecido e é rebaixado a uma simples brincadeira!!!

Como agora, conseguimos preencher, irei trocar algumas tarefas. Já conversamos e as tarefas do banho e do almoço, darão lugar para o andar calçada e falar com tom de voz baixo. Acho importante inserir a criança na escolha das tarefas para que ela sinta que faz parte do processo e entenda que tem que cumprir.

E olha, depois que a Bia ganhou a boneca... gente, ela está encantada e ansiosa pra recomeçar!!!

Podem fazer sem medo!!!! Vocês não darão um presente por semana, porque não é fácil pra eles cumprirem tudo... E eu prometo coisas práticas e viáveis!!!! Nada de presentes abusivos e caros!!! Isso é pro bom velhinho.... rsrs...

2 comentários:

  1. Adorei! Achei super legal, é uma forma de incentivar as crianças a perceber que suas ações possuem reações, sejam boas ou não. Vou tentar aplicar com minha pequena! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adorei Lú, acho você uma super mãe!!!

    ResponderExcluir